Ilhéus
é uma das cidades mais importantes do litoral da Bahia, sendo um dos municípios que compõem o trecho turístico da Costa do Cacau.
A cidade, que ganhou fama através dos romances de Jorge Amado, está repleta de atrações para os turistas.
Ilhéus mantém o charme dos tempos áureos do cacau, com seu centro de casarões centenários, igrejas, palácios e outros monumentos,
Também é um dos destinos de praia mais belos da Bahia, com 85 km de litoral, coqueirais, floresta, manguezais, rios e ilhas. Outro atrativo da cidade são as fazendas de cacau abertas à visitação e as lojas de chocolate.
O litoral sul de Ilhéus possui uma boa infraestrutura para o turismo composto por barracas e quiosques. Os surfistas aproveitam boas ondas.
A Praia dos Milionários é uma das mais movimentadas e ganhou esse nome por causa das mansões dos barões do café que existiam nesse trecho da orla.
Outra praia que merece uma visita é Cururupe, com areias grossas e ondas fortes, muito procurada para andar de caiaque.
Já a Back Door é uma das mais belas da Costa do Cacau com aspecto selvagem e boa para o surfe.
O Centro Histórico de Ilhéus está repleto de palacetes e igrejas em estilo neoclassico que remontam ao ciclo do cacau, do início do século 20.
Entre os edifícios mais famosos estão a Casa de Cultura Jorge Amado, instalada na residência onde o escritor morou e as igrejas de São Sebastião e São Jorge dos Ilhéus. Visite ainda o Bar Vesúvio e o Bataclan, antigo cabaré descrito por Jorge Amado.
Por ser uma região produtora de cacau, é natural que muitas lojas de chocolate artesanal estejam disponíveis em Ilhéus. Uma dica é fazer o roteiro temático do chocolate na Costa do Cacau que tem como epicentro a Estrada do Chocolate, oficializada em 2017. Ela liga os municípios de Ilhéus e Uruçuca e é pontuada por sete fazendas onde é possível conhecer todo o processo de produção do chocolate, do plantio do cacau até a fabricação.